MERODIVING CENTER MADEIRA

Arena

Ilha da Madeira



arena mergulho madeira

A Arena localiza-se dentro da Reserva do Garajau, próximo da Ponta da Oliveira a menos de 100 metros da costa com formação rochosa semi circular com 10 metros de altura do topo da rocha ate ao fundo de areia.

O mergulho inicia-se no topo a 8 metros de profundidade e continua ao longo da formação rochosa ate aos 22 metros.Nesse percurso podemos observar varias espécies de peixes como: bodiões (Sparisoma cretense) e peixes cão (Bodianus scrofa). Estas duas espécies apresentam um elevado dimorfismo sexual, pelo que e fácil distinguir machos e fêmeas apenas pela coloração.

Na ponta Oeste da Arena verificamos um pequeno pico de rocha onde normalmente estão alguns pargos (Pagrus pagrus) de tamanho impressionante! No fundo de areia circundante, habitam centenas de enguias-de-jardim (heteroconger longissimus).

No regresso, sensivelmente a meio da Arena existe  uma entrada na rocha que da acesso a um túnel que serve de abrigo a alguns cavacos (scyllarides latus)e a cardumes de sargos (Diplodus sargus, Diplodus vulgaris, Diplodus cervinus), salemas (Sarpa salpa) e roncadores (Pomadasys incisus).

Esse túnel conduz o mergulhador novamente ao topo da formação rochosa podendo ser recebido por um grande cardume de tainhas (Oedalechilus labeo) e por um grupo de badejos (Mycteroperca fusca) de diversos tamanhos.

No regresso à superfície, o mergulhador é sempre acompanhado por peixes-porco (Balistes capriscus) que tentam interagir sem qualquer intimidação. Devido ao facto da sua localização, este mergulho apresenta uma grande diversidade de espécies com algumas de grandes dimensões,mas também um fundo invulgar que vale a pena visitar.


voltar

Espécies residentes habituais
Badejo Mycteroperca fusca | Ratão Dasyatis pastinaca | Pargo Pagrus pagrus | Enguia-de-jardim Heteroconger longissimus | Tainha Oedalechilus labeo | Cavaco Scyllarides latus