MERODIVING CENTER MADEIRA

Baixa da Cruz

Ilha da Madeira



baixa da cruz mergulho madeira

A Baixa da cruz esta localizada em frente à vila do Caniçal a menos de 100 metros da costa. Começa aos três metros de profundidade com um pequeno pico e vai alargando em profundidade ate atingir o fundo de areia aos 35 metros.

É um local propicio à observação de coral negro (Antipathella Wollastroni) que existe em grande quantidade ,mesmo a profundidade moderada!Pode ser encontrado a partir dos 20- 25 metros e é possível realizar o mergulho apenas ate esta profundidade  para desfrutar calmamente da baixa.

Se pretendermos explorar o local em toda a sua plenitude veremos  a densidade de coral negro a aumentar com a profundidade. São também frequentes pés de fetos urticantes (Macrorhynchia philippina) e anémonas incrustantes (Parazoanthus sp)que em conjunto com o coral conferem um certo misticismo ao local.Junta-se a este panorama o colorido de algumas anémonas gigantes (Telmatactis cricoides).

No fundo de areia descansam normalmente ratões (dasyatis pastinaca)de grandes dimensões que por vezes podem ser avistados a partir dos primeiros metros graças à boa visibilidade que ronda os 30 metros.

Apesar de o coral negro ser sem duvida a atracção principal para quem visita a Baixa da Cruz é aconselhável estar atento à coluna de água no decorrer do mergulho pois há a possibilidade de passagem de cardumes de peixes pelágicos como bicudas (Sphyraena viridensis) e charuteiros(Seriola rivoliana).


voltar

Espécies residentes habituais
Coral-negro Antipathella Wollastoni | Anémona Parazoanthus sp | Feto-urticante Macrorhynchia philippina | Ratão Dasyatis pastinaca