MERODIVING CENTER MADEIRA

Baixa das Bicudas

Ilha do Porto Santo



baixa das bicudas mergulho madeira

A Baixa das Bicudas fica localizada em frente ao molhe Oeste do porto de Porto Santo a cerca de 1,5 milhas da costa.

O seu nome deve-se aos grandes cardumes de bicudas (Sphyraena viridensis) e é um local de formação rochosa que começa num fundo de areia a 30 metros de profundidade e se eleva ao longo de uma parede de declive até aos 22 metros, onde se forma uma enorme plataforma.

Essa parede é muito recortada formando reentrâncias, bacias e desfiladeiros que escondem uma comunidade riquíssima de moreias (Muraena augusti, Gymnothorax unicolor), abróteas (Phycis phycis), meros (Epinephelus marginatus) e todo o tipo de fauna associada a fendas rochosas.

O mergulho começa na plataforma formada no topo da parede a 22 metros de profundidade e podemos ver desde a superfície uma magnífica paisagem, de rocha vulcânica com um relevo arredondado, povoada por colónias de esponja - laranja (Hymeniacidon sanguinea ) que contrastam com o azul das águas claras.

Junto à zona de declive chegamos a uma bacia rochosa que forma um círculo e cai até ao fundo de areia a 30 metros. Aí existe uma passagem entre dois desfiladeiros que nos conduz ao lado oposto da plataforma. Este é um local convidativo para um mergulhador, pelo seu elevado interesse paisagístico e que em termos de fauna pode reservar-nos algumas surpresas.

 


voltar

Espécies residentes habituais
Mero Epinephelus marginatus | Peixe-cão Bodianus scrofa | Moreão-castanho Gymnothorax unicolor | Moreia-preta Muraena augusti | Abrótea Phycis phycis | Bicuda Sphyraena viridensis