MERODIVING CENTER MADEIRA

Baixa do Lobo

Ilha da Madeira



baixa do lobo mergulho madeira

Fica situada na costa sul da Ponta de São Lourenço em frente ao complexo turístico da Quinta do Lorde a poucas dezenas de metros da costa.

A Baixa do Lobo tem esta denominação devido à possibilidade de avistamento do lobo-marinho (Monachus monachus) no local, dada a proximidade duma piscicultura de dourada (Sparus aurata) que é frequentemente visitada por estes animais à procura de alimentação fácil.

É constituída por uma extensa plataforma de rocha 14 metros abaixo da superfície que cai na vertente Norte até aos 30 metros e na vertente Este até aos 40 metros de profundidade, formando uma parede de declive acentuado que delimita a plataforma.O mergulho começa no topo desta e continua em profundidade .Onde o declive é mais acentuado crescem ramadas de coral negro (Antipathella Wollastoni) e anémonas incrustantes (Parazoanthus sp) que se posicionam de acordo com a corrente todas na mesma direcção formando um lindíssimo cenário.São também habitantes deste recife alguns pargos de grandes dimensões (Pagrus pagrus,Dentex gibbosus).

Este é um local de corrente moderada o que proporciona um mergulho em águas límpidas e cria condições para o aparecimento de grandes cardumes de pelágicos,no entanto, esta corrente pode tornar-se forte e proporcionar um mergulho menos agradável, aconselhando por isso, planear este mergulho conforme as condições atmosféricas.

É também importante não esquecer a possibilidade de encontro com um lobo-marinho e nesse caso devemos ter em conta que são animais selvagens e de grandes dimensões (podem atingir 3 metros e pesar 400kg) e por questões de segurança é recomendável que não haja interacções por parte dos mergulhadores e que o lobo possa ser livre de apenas satisfazer a sua curiosidade, se for esse o motivo.


voltar

Espécies residentes habituais
Coral-negro Antipathella Wollastoni | Anémona gigante Telmatactis cricoides | Pargo Pagrus pagrus | Anémonas incrustantes Parazoanthus sp | Pargo-capelo Dentex gibbosus