MERODIVING CENTER MADEIRA

Bowbelle / Bom Rei

ILHA DA MADEIRA



bowbelle bom rei mergulho madeira

Esta zona é um local com história! História que acaba por terminar ao largo da Madalena do Mar, situada na costa sudoeste da ilha mas que começa em 1989 em Londres, onde o navio operava como draga de sedimentos. Aí provocou um trágico acidente ao colidir com um navio de recreio causando 51 vitimas mortais.

Alguns anos , após este acidente, o Bowbelle foi vendido para operar na Madeira, recebendo o nome de Bom Rei. Anos mais tarde, nas operações de dragagem ,o navio quebrou e afundou-se neste largo a 180 metros da costa.,onde se encontra actualmente.

O Bowbelle é agora um recife artificial assente num recife de areia entre os 21 aos 30 metros de profundidade. Apesar de não ter sido afundado deliberadamente, o navio continua em bom estado de conservação, proporcionando um mergulho cheio de matéria para explorar, desde a popa virada a Norte, até à proa que aponta o sul.

O Bowbelle em termos de vida ,está completamente colonizado por algas (Asparagopsis armata), anémonas incrustantes (parazoanthus sp) e pequenos pés de coral negro (Antipathella Wollastoni) nas laterais de fora e nas zonas de chapa com declive acentuado.

À volta do navio, dentro do convés e na casa das maquinas vemos cardumes de várias espécies de peixes que utilizam o navio como refúgio numa zona de deserto areal. Grandes cardumes de salemas (Sarpa salpa), roncadores (Pomadasys incisus) e seifias (Diplodus vulgaris) formam antênticas paredes de brilho intenso que contrasta com a cor escura do navio. Por cima, na coluna de água o espetáculo é outro! Pelágicos de grandes dimensões aparecem para caçar desde charuteiros(Seriola dumerili, Seriola rivolina),encharéus ( Pseudocaranx dentex)até cavalas-da-índia (acanthocybium solandri). Este é um mergulho fantástico , para viver e recordar.


voltar

Espécies residentes habituais

Salemas Sarpa Salpa | Seifias Diplodus Vulgaris | Bodião Sparisoma cretense | Sargo Veado Diplodus Cervinus | Charoteiro Seriola rivoliana | Bicuda Sphyraena viridensis | Roncadores Pomadasys incisus | Cavala-da-India Acanthocybium Solandri