MERODIVING CENTER MADEIRA

Cais do Sardinha

Ilha da Madeira



cais do sardinha mergulho madeira

O cais do Sardinha localiza-se na costa sul da Ponta de São Lourenço na zona costeira perto da casa do Sardinha que pertence ao Parque Natural da Madeira e serve de abrigo aos Vigilantes da Natureza que fiscalizam essa área.

A escarpa costeira que constitui a Ponta de São Lourenço estende-se abaixo da superfície, formando uma parede de rocha com declive muito acentuado que acaba numa zona de areia a 37 metros de profundidade.

É um local de inesquecível beleza subaquática graças a uma visibilidade de mais de 40 metros que permite visualizar a parede em toda a sua extensão desde a superfície até ao fundo.

O mergulho começa com a descida até ao fundo de areia onde podemos observar ratões (Dasyatis pastinaca) a descansar e ratões águia (Myliobatis aquila) a sobrevoar. A subida é feita lentamente ao longo da parede repleta de ramagens de coral negro (Antipathella Wollastoni) que dão vida à rocha nua de tom claro, conferido pela cobertura de cracas (chthamalus stellatus).

Também encontra-se algumas anémonas (Telmactatis cricoides) com os seus camarões-palhaço (Thor amboinensis), esponjas (Petrosia ficiformis) e estrelas do mar (Ophidiaster ophidianus e Marthasterias glaciais) que dão também um colorido especial à rocha. Mais perto da superfície podemos observar aglomerados de peixe-verde (Thalassoma pavo), peixes-rei (Coris julis), e castanhetas (chromis limbata, Abudefduf luridus) em busca de alimento. É neste cenário que realizamos a paragem de segurança.


voltar

Espécies residentes habituais
Coral-negro Antipathella Wollastoni | Anémona gigante Telmatactis cricoides | Ratão águia Myliobatis aquila | Ratão Dasyatis pastinaca