MERODIVING CENTER MADEIRA

Clube Naval

Ilha da Madeira



clube naval mergulho madeira

O mergulho do Clube Naval localiza-se em frente às instalações balneares do Clube Naval a menos de 100 metros da costa.

O fundo é constituído por escoadas lávicas que solidificaram em rocha vulcânica irregular, intercaladas com zonas de areia entre os 12 metros e os 16 metros de profundidade.O mergulho começa aqui onde podemos observar por entre reentrâncias da rocha muitas moreias (Gymnothorax unicolor,Muraena sp) e polvos (octopus vulgaris).Nas zonas de areia vivem peixes-lagarto (Synodus synodus), salmonetes (Mullus surmuletos),peixes-sapo (Sphoeroides marmoratus) e porquinhos (Canthigaster rostrata).

Ao dirigirmos para Sudeste acompanhando as escoadas lávicas chega-se a uma parede que cai para os 25 metros. Esta é uma zona onde se concentram grandes cardumes de roncadores (Pomadasys incisus) e seifias (Diplodus vulgaris) que se distribuem pelos contornos da parede rochosa acompanhados por centenas de castanhetas amarelas (Chromis Iimbata). Na coluna de água podem pairar cardumes de bicudas (sphyraena viridensis)e charuteiros (Seriola rivoliana). No regresso, associados a zona de rocha, pode-se encontrar pequenos badejos (Mycteroperca fusca) e trombetas (Aulostomus strigosus).

Este é um mergulho simples de baixa profundidade, ideal para mergulhadores menos experientes ou para um segundo mergulho no caso de mergulhos sucessivos.


voltar

Espécies residentes habituais
Roncadores Pomadasys incisus | Moreão castanho Gymnothorax unicolor | Moreia-preta Muraena augusti | Trombeta Aulostomus strigosus | Peixe-sapo Sphoeroides marmoratus | Porquinho Canthigaster rostrat