MERODIVING CENTER MADEIRA

RESERVA DO Garajau

ILHA DA MADEIRA



reserva garajau mergulho madeira

O mergulho do Garajau é o mais visitado pelos mergulhadores e localiza-se a menos de 100 metros da costa, exactamente em frente à praia com o mesmo nome. É um mergulho a não perder repleto de vida, diversidade e abundância.

Apesar de perto da costa a descida começa na coluna de água até aos 22 metros de profundidade onde o fundo é constituído por areia e rocha solta algumas vezes de grandes dimensões, fundo esse que podemos avistar logo desde a superfície, dada a magnifica visibilidade destas águas.

Logo à descida, observamos cardumes de várias espécies como bogas (Boops boops),t rombetas (Aulostomus strigosus) e dobradas (oblada melanura).Ao chegar ao fundo somos recebidos por um mero (Epinephelus marginatus), que reside no Garajau, muito amigável com os mergulhadores. Um pouco mais abaixo existe mais dois meros que são a companhia e êxtase dos mergulhadores.

Durante o mergulho, podemos observar grandes cardumes de salemas (Sarpa salpa), roncadores (Pomadasys incisus), sargos (diplodus vulgaris) e dobradas (Oblada melanura) que se distribuem um pouco por todo o lado em volta das grandes rochas soltas que caraterizam o Garajau. Perto da superfície, na coluna de água existe um cardume grande de bicudas(Sphyraena viridensis)e por vezes alguns charuteiros (seriola rivoliana), que nos acompanham durante a subida.


voltar

Espécies residentes habituais

Salemas Sarpa Salpa | Ratão Dasyatis pastinaca | Mero Epinephelus marginatus | Seifias Diplodus vulgaris | Peixe-cão Bodianos scrofa | Trombeta Aulostomus Strigosus