MERODIVING CENTER MADEIRA

Gruta da Ponta da Oliveira

Ilha da Madeira



gruta da ponta da oliveira mergulho madeira

Localizada a menos de 50 metros a Este da Ponta da Oliveira é uma gruta costeira. Os mergulhos desta natureza são sempre mergulhos privilegiados com uma mística própria que inspira curiosidade e interesse a todos os mergulhadores. Mas ao interesse nesta gruta junta-se o facto de ser utilizada pelo lobo -marinho (Monachus monachus ) como refúgio na ilha ,tendo sido já avistado por mergulhadores.

Apesar de ser uma gruta de fácil acesso, com uma entrada bastante larga e estando a 12 metros de profundidade devemos tomar as devidas precauções no que respeita à um refúgio do lobo - marinho, por ser um animal selvagem de grande porte podendo atingir os 3 metros e pesar a média de 400 Kg e sentindo-se ameaçado pode ser agressivo , por isso é recomendável que alguém verifique se existe a presença de algum no interior da gruta.

No caso afirmativo os mergulhadores não devem prosseguir e se o fizerem manterem - se em grupo de 4 e não interagir com o animal.

Se a gruta estiver livre há que desfrutar inteiramente da sua beleza. Ao entrar, depois de percorrer os 35 metros de comprimento , encontramos as rochas repletas de vida e podemos ver cavacos (Scyllarides latus) camarões - malhados (Cinetorhynchus rigens), camarões limpadores (lysmata grabhami) em acção na boca das moreias (Muraena augusti), pequenos alfonsinhos (Apogon imberbis ), lagostins (Enoplometopus antillensis) e outros crustáceos.

No final da gruta podemos nadar para a superfície e entramos numa cavidade na rocha com ar respirável. Ao voltarmos a descer vemos ao fundo um clarão em vários tons de azul que denuncia a entrada da gruta cuja imagem acompanha-nos até ao final do mergulho.


voltar

Espécies residentes habituais
Cavaco Scyllarides latus | Camarão Cinetorhynchus rigens | Lagostim Enoplometopus antillensis | Camarão-limpador Lysmata grabhami | Lobo marinho Monachus monachus