MERODIVING CENTER MADEIRA

Mamas

Ilha da Madeira



mamas mergulho madeira

Integrado na Reserva do Garajau , este mergulho está localizado a Oeste da praia do Garajau a cerca de 50 metros da costa e é constituído por duas enormes formações rochosas arredondadas baptizadas de Mamas. Elevam -se de um fundo formado por uma extensão de areia aos 30 metros de profundidade e estendem-se aos 13 metros da superfície.

O mergulho começa a Este das formações rochosas onde podemos contemplar uma quantidade de enguias - de - jardim (Heteroconger longissimus) a espreitar das suas galerias na areia. Nesta zona aparece também ratões - águia (Myliobatis aquila).Continuando no fundo da areia , mas mais ao Norte e aproximando-se da costa existe cardumes enormes de salemas (Sarpa sarpa) e roncadores(Pomadasys incisus) que aproveitam os detritos de matéria orgânica para se alimentar.

Ao mesmo tempo que aproximamos das Mamas começamos a ver muita vida que se concentra ao seu redor como muitos peixes-porco (Balistes capriscus), castanhetas amarelas e pretas (Chromis limbata), peixes-verde (Thalassoma pavo), peixes -rei (Coris julis) e sargos - veado (Diplodus cervinus).Ao iniciarmos um percurso à volta destas formações rochosas encontramos um casal de peixes -cão (Bodianus scrofa),cujo macho surpreende pelo seu tamanho , muitas moreias (Muraena augusti) nas fendas da rocha, incluindo moreias-víbora (Enchelycore anatina ) e muitas garoupas ( Serranus atricauda),algumas enormes!

A concentração de pequenas bogas ( Boops boops) no topo das formações rochosas, faz com que por vezes apareçam grandes cardumes de bicudas ( Sphyraena viridensis).

Este é um mergulho muito interessante, geralmente com boa visibilidade e uma enorme abundância de vida!

 


voltar

Espécies residentes habituais
Bicuda Sphyraena viridensis | Peixe-cão Bodianus scrofa | Salemas Sarpa salpa | Roncador Pomadasys incisus | Ratão águia Myliobatis aquila