MERODIVING CENTER MADEIRA

pedregal

Ilhas Desertas



pedregal mergulho desertas

O Pedregal fica situada na ilha Deserta Grande sensivelmente a meio da costa Oeste da ilha. Fica numa zona abrigada a menos de 50 metros da costa, onde existe um pequeno ilhéu e onde podemos observar autênticas esculturas de rocha e zonas de calhau rolado que caracterizam o local.

É um local de beleza singular com águas límpidas e uma formação rochosa que se estende desde o fundo de calhau rolado a 21 metros de profundidade até aos 12 metros abaixo da superfície. Após a descida o mergulhador é levado a explorar essas perfurações na rocha que podem esconder espécies de vida como esponjas, ouriços, (Diadema antillarum )e peixes verdes (thalassoma pavo) e que também revelam muitas outras micro paisagens que se formam com contrastes de luz, rocha e calhau rolado .

O fundo de pedra rolada forma inúmeros nichos que são habitadas por moreias pretas (Muraena augusti) e moreões (Gymnothorax unicolor) e coloridos peixes-cão (Bodianus scrofa)

Ao aproximarmos da costa observamos na coluna de água milhares de pequenas bogas (Boops boops que se refugiam dos predadores, predadores esses que por vezes aparecem como lírios (Seriola rivoliana ) e bicudas (Sphyraena viridensis).

No regresso à superfície, o mergulhador pode uma vez mais contemplar toda a beleza que o rodeia aguçando o desejo de voltar a fazer nos tempos mais próximos a mesma experiência.

 


voltar

Espécies residentes habituais
Peixe-cão Bodianus scrofa | Moreão Gymnothorax unicolor | Moreia-preta Muraena augusti | Boga Boops boops | Charuteiro Seriola rivoliana | Bicuda Sphyraena viridensis