MERODIVING CENTER MADEIRA

Pronto

Ilha da Madeira



pronto mergulho madeira

Este naufrágio encontra-se mesmo em frente ao porto do Funchal a 100 metros da costa. O navio afundado na década de 70, fazia o transporte de água potável para a ilha do Porto Santo.Com uns 33 metros de comprimento está posicionado de Sul para Norte num fundo de areia com a proa virada a Sul.

Com uma profundidade de 29 a 32 metros, uma visita ao Pronto torna-se muito curta, mas devido a proximidade ao porto é necessário muita aproximação ao navio para tirar partido deste mergulho.
Após a descida , ao vislumbrar o navio, observamos que o recife artificial se tornou num oásis de vida.
Encontramos peixes - porco (Balistes capricus), castanhetas amarelas (Chomis limbata) e dobradas (Oblada melanura) que se distribuem de um lado ao outro do navio.

Um olhar mais atento somos atraídos por um grupo de janelinhas laterais que deixam adivinhar o interior do naufrágio. Ao espreitarmos cada uma delas descobrimos cardumes de salemas (Sarpa salpa) e seifias (Diplodus vulgaris)que alimentam-se das algas que colonizaram a chapa do navio.

Depois deste bonito cenário ao dirigirmos à proa do navio encontramos uma fêmea de peixe-cão (bodianus scrofa) e verificamos que por entre ferros e cabos, escondem -se moreias pretas (Muraena augusti) e grandes moreões (Gymnothorax unicolor).
No regresso à superfície somos surpreendidos por um cardume de charuteiros (Seriola rivoliana) que nos fazem companhia durante o patamar de segurança.

 


voltar

Espécies residentes habituais
Moreia-preta Muraena augusti | Moreão Gymnothorax unicolor | Peixe-porco Balistes capriscus | Peixe-cão Bodianus scrofa | Dobrada Oblada melanura | Charuteiro Seriola rivoliana