MERODIVING CENTER MADEIRA

Reis Magos

Ilha da Madeira



reis magos mergulho

Este mergulho localiza-se na zona costeira do Caniço, junto à zona balnear, a menos de 100 metros da costa. É um mergulho muito acessível , com enorme riqueza de espécies. É formado por uma parede rochosa que começa aos 6 metros e se estende, ao longo da costa, até 16 metros de profundidade onde começa uma zona de areia.

No início do mergulho , a descida é efectuada até ao cume da parede rochosa onde começamos a observar alguma vida marinha característica da Madeira como peixes-verdes (Thalassoma pavo), peixes- rei (Coris julis), castanhetas pretas (Abudefduf luridus) e castanhetas brancas (Chromis limbata), estrelas (Ophidiaster ophidianus,Marthasterias glacialis) e ouriços do mar (Diadema antillarum)sobre uma formação rochosa de tom claro dado pela cobertura de cracas (Chthamalus stellatus).Seguindo essa parede em direcção ao fundo podemos explorar uma comunidade rica associada ao substrato rochoso. Existem várias espécies de moreias (Muraena helena), Muraena augusti,Gymnothorax unicolor,Enchelycore anatina) muitas vezes acompanhadas de camarões limpadores (Lysmata grabhami), e anémonas gigantes ( Telmactatis cricoides ) com os seus camarões -palhaço (Thor amboinensis) simbiontes. Nas fendas mais obscuras escondem - se pequenos alfonsinhos (Apogon imberbis).

No fundo de areia observamos uma grande variedade de espécies tais como: solhas (Bothus podas) salmonetes (Mullus surmuletos),peixes balão (Sphoeroides marmoratus )porquinhos (Canthigaster rostratus ), peixes lagarto (Synodus synodus e S Saurus) e peixes papagaio (Xyrichthys novacula )-Como é um local de baixa profundidade, os raios de luz que penetram na coluna de água, incidindo sobre o tom claro do fundo rochoso coberto de pequenas cracas proporcionam um cenário especial com uma visibilidade extraordinária.

Ao pôr do sol , este local adquire um novo encanto. Os seres mais tímidos , saem dos seus refúgios e é possível ver muitos polvos (Octopus vulgaris e Octopus macropus) a passear no fundo de areia , camarões - malhado ( Cinetorhynchus rigens ), nudibranquios (hypselodoris picta), cavalos marinhos (Hippocampus ramulosus), caranguejos aranha (Stenorhynchus lanceolatus) e milhares de peixes mictofídeos bioluminescentes, que migram de águas profundas para a superfície durante a noite , para se alimentarem. Por tudo isto , este local é recomendado para mergulhos nocturnos.

 


voltar

Espécies residentes habituais
Cavalo-marinho Hippocampus ramulosus | Polvo Octopus vulgaris | Alfonsinho Apogon imberbis | Caranguejo-aranha Stenorhynchus lanceolatus | Choco Sepia officinalis | Peixe-papagaio Xyrichthys novacula